Uma delegação da Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin (ZCAGMH), liderada pelo diretor adjunto do Comité Executivo, Fu Yongge, concluiu recentemente uma visita a Luanda, Angola.
A visita incluiu reuniões empresariais, consultas governamentais, inspeções de projetos e culminou com a assinatura de um acordo de cooperação, segundo comunicado da ZCAGMH.
Durante a visita, a delegação visitou a Embaixada da China em Angola e a Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CCIA), e inspecionou a China Gezhouba Group Co., Ltd. (CGGC) Angola Limited para avaliar o ecossistema empresarial local.
Isto abriu caminho a um acordo-quadro entre a CCIA e a Companhia de Gestão de Operações do Centro de Comércio Internacional China-Países de Língua Portuguesa, comprometendo-se a reforçar a colaboração no desenvolvimento comercial, troca de informações, assistência técnica e expansão de oportunidades comerciais.
A delegação realizou uma visita de campo à Zona Económica Especial Luanda-Bengo, manteve conversações com a Câmara de Comércio Chinesa em Angola e visitou o novo projecto do Aeroporto Internacional de Luanda, construído pela China National Aero-technology International Engineering Corporation.
A delegação manteve ainda conversações com o Ministro da Indústria e Comércio de Angola, Rui Miguêns de Oliveira.
A visita construiu uma ponte transcontinental ligando os mercados chinês e lusófono, injetando um novo impulso à cooperação multilateral entre a China, África e os países de língua portuguesa, ao mesmo tempo que promove a “abordagem de Hengqin” replicável à colaboração internacional.