Universidade Brasileira Unisinos e East China Normal University Estabelecem Parceria

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos estabeleceu uma parceria com a East China Normal University (ECNU) abrangendo áreas como a inovação, investigação aplicada e empreendedorismo tecnológico.

O acordo, que estende a parceria também aos parques tecnológicos das duas universidades (Tecnosinos e ECNU Science Park) foi assinado durante uma visita à ECNU, no campus de Putuo, por uma comitiva da Unisinos, recebida pelo vice-presidente da instituição, Wu Jian.

“O acordo abre possibilidades em áreas como a inovação, investigação aplicada, empreendedorismo tecnológico, bi titulação e programas de intercâmbio para estudantes e investigadores”, refere um comunicado da Unisinos.

A comitiva da Unisinos foi encabeçada pelo reitor, Sérgio Mariucci, e pelo gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt.

Para Bitencourt, a visita à ECNU consolida uma ponte estratégica entre o Brasil e a China, ampliando a colaboração académica e tecnológica e aproximando os ecossistemas de inovação dos dois países.

“Para o Tecnosinos, este acordo simboliza a construção de pontes internacionais de inovação, onde o talento, o conhecimento e a tecnologia podem fluir livremente, criando oportunidades transformadoras para os nossos ecossistemas no Brasil e na China”, afirma.

“As agendas em Xangai consolidam a estratégia da Unisinos e do Tecnosinos de reforçar a sua presença internacional, ligando universidades, parques tecnológicos e organismos de fomento em torno de objetivos comuns: ciência, inovação e desenvolvimento sustentáve”, referiu a universidade brasileira.

Fundada em 1969, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, por anos consecutivos, tem sido avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) entre as melhores universidades de ensino privado do Brasil. A Unisinos foi a primeira universidade latino-americana a receber a certificação ISO 14001 e, a convite da United Nations Academic Impact (UNAI), tornou-se a primeira universidade brasileira a ser um hub de referência de um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

A delegação brasileira foi também recebida no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco dos BRICS em Xangai, pela presidente da instituição, Dilma Rousseff.

“Foi uma reunião produtiva, onde tivemos a oportunidade de apresentar importantes iniciativas da Unisinos, com destaque para o nosso parque tecnológico, o Tecnosinos. Discutimos também as possibilidades de intercâmbio académico e de financiamento para empresas interessadas em expandir os seus negócios, tanto na China como no Brasil”, destacou Sérgio Mariucci.

“A conversa permitiu a troca de ideias sobre potenciais colaborações. Saímos da reunião com algumas possibilidades, procurámos explorar essas oportunidades de forma realista e gradual”, adiantou.

O Novo Banco de Desenvolvimento, fundado em 2014 durante a Cimeira dos BRICS, em Fortaleza, já aprovou mais de USD 32,8 mil milhões em financiamentos, incluindo USD 5,2 mil milhões no Brasil.

 

Other articles

Brazil

Presidente Brasileiro Aborda Mercado de 680 milhões de Habitantes do Sudeste Asiático

Brazil

EDP Encaixa EUR 80 Milhões com Venda de Linha de Transmissão no Brasil