Turismo de Macau em Promoção na China Produtos e Cultura dos Países Lusófonos

A Semana de Macau em Wuhan, capital da província de Hubei de 05 a 08 de setembro, vai promover produtos e manifestações culturais dos países lusófonos, além de uma bolsa de negócios e uma conferência de promoção de eventos.

Entre os espetáculos numa popular praça pública na zona histórica de Hankou, um dos primeiros locais da China abertos ao comércio com o estrangeiro no século XIX, vão estar o grupo de dança folclórica portuguesa Associação de Danças e Cantares Portugueses ‘Macau no Coração’, “para permitir a mais pessoas em Wuhan sentir a cultura e hospitalidade de Macau”, acrescentou Direção dos Serviços de Turismo (DST), em comunicado.

Na zona histórica de Hankou vão também ser instaladas várias zonas temáticas, uma das quais vão apresentar produtos vindos dos países de língua portuguesa.

A Semana de Macau em Wuhan vai ainda dar início a um festival gastronómico, entre 05 de setembro e 08 de outubro, num hotel da cidade chinesa, com dois chefes portugueses radicados em Macau, Herlander Fernandes e Pedro Santos do Carmo, que vão preparar um ‘buffet’ com pratos portugueses e macaenses, disse a DST.

Ainda antes da Semana de Macau em Wuhan, a DST, o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau e as autoridades da zona económica especial de Hengqin (ilha da Montanha), situada junto a Macau, vão ainda procurar promover a cooperação com a província de Hubei.

As três entidades vão organizar uma sessão de bolsa de negócios e uma conferência de promoção de eventos, para encorajar empresários das duas cidades a “aprofundar o intercâmbio pragmático” em áreas como o turismo, convenções e exposições, economia e comércio, referiu a DST.

O Instituto Cultural de Macau (ICM) lançou em dezembro uma consulta pública, durante 30 dias, sobre a possível inscrição de 12 manifestações, incluindo a dança folclórica portuguesa, na Lista do Património Cultural Intangível do território.

Em janeiro, o ICM disse que os residentes presentes numa sessão de consulta pública, em 07 de janeiro, “concordaram, de um modo geral com a escolha das manifestações recomendadas para inscrição” na lista.

 

Other articles

Portugal

Líder do Governo de Macau Adia Visita a Portugal e Espanha

Portugal

Emissão de Dívida ‘Verde’ de EUR 500 milhões da EDP com Procura 6 Vezes Superior