Timor-Leste vai aderir formalmente à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) em 26 de outubro, na cimeira de chefes de Estados a realizar na Malásia.
“Quero informar que no dia 26 de outubro passaremos formalmente a ser membros de pleno direito da ASEAN”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Bendito Freitas, citado numa publicação do ministério na rede social Facebook.
Os estados-membros da ASEAN chegaram a um acordo de princípio em novembro de 2022 para integrar Timor-Leste na organização regional, passando o país a ter estatuto de observador e a poder participar em todas as reuniões, incluindo nas cimeiras.
Após ter participado na 58.ª reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros da organização, que decorreu em Kuala Lumpur, na Malásia, o ministro timorense salientou também que o processo não será bloqueado pela posição de Myanmar contra a adesão por Timor-Leste “não aderir ao princípio de não interferência em assuntos internos consagrada na carta da ASEAN”.
Na sequência do golpe de Estado de 01 de fevereiro de 2021, Myanmar foi sancionado e não participa nas cimeiras de chefes de Estado e de Governo, nem nos encontros ministeriais.
“A delegação de Myanmar pediu ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste que escrevesse uma carta ao seu homólogo em Myanmar, de forma a reforçar a nossa cooperação e a boa vontade no trabalho conjunto para uma parceria futura,” acrescentou Bendito Freitas.
A ASEAN foi criada em 1967 pela Indonésia, Singapura, Tailândia, Malásia e Filipinas e tem como objetivo promover a cooperação entre os estados-membros para garantir a paz, a estabilidade e o desenvolvimento económico, social e cultural da região.
Integram também a ASEAN o Brunei Darussalam, Camboja, Laos, Myanmar e Vietname.