Sistema de Pagamentos Brasileiro Pix Desperta Interesse na China

O Pix, um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil, despertou interesse de representantes do setor financeiro chinês, que vão  avaliar a sua possível adaptação ao mercado local.

Durante o “Summit Valor Econômico Brazil-China 2025”, realizado em Xangai, Ben Shenglin, membro do conselho de fintechs da província de Zhejiang, afirmou que o Pix é um exemplo de sucesso que pode inspirar inovações no sistema financeiro chinês, segundo o Money Report

A aproximação entre os países abre caminho a parcerias estratégicas, que incluem discussões entre os bancos centrais do Brasil e da China sobre normas compatíveis para permitir a interoperabilidade entre sistemas.

A internacionalização do Pix poderá beneficiar os brasileiros com negócios no estrangeiro, facilitando as transações internacionais com mais agilidade e menor custo – uma alternativa ao tradicional sistema de remessas.

Com mais de 20 mil empresas chinesas a operar na América Latina e investimentos crescentes no Brasil, a adoção do Pix pode fortalecer ainda mais o fluxo económico entre as duas nações.

Desde o seu lançamento em 2020, o Pix revolucionou o setor financeiro brasileiro e, em 2024, foram mais de 63 mil milhões de transações realizadas.

Segundo o Banco Central, 87% da população já utiliza o sistema com frequência e o impacto foi tão grande que os levantamentos em dinheiro caíram cerca de 40% e o DOC foi oficialmente descontinuado em 2023.

Estão previstas novas funcionalidades como o Pix Automático (junho), o Pix Offline (novembro) e o Pix em Garantia (2026), que permitirá o pagamento fraccionado das compras – uma alternativa ao crédito tradicional, com menos custos para os comerciantes e mais opções para os consumidores.

Other articles

Brazil

Presidente Brasileiro Aborda Mercado de 680 milhões de Habitantes do Sudeste Asiático

Brazil

EDP Encaixa EUR 80 Milhões com Venda de Linha de Transmissão no Brasil