Presidente de Moçambique Prepara Visita de Estado à China em 2026

O novo Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, está a preparar uma visita de Estado à China em 2026, numa altura em que os dois países reforçam a cooperação bilateral, com especial enfoque nos sectores da indústria e do comércio.

A visita de Chapo reflecte a importância atribuída à relação bilateral, afirmou a ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Lucas, numa audiência concedida ao representante especial chinês para Assuntos Africanos, Liu Yuxi, actualmente em visita oficial de três dias a Maputo.

Segundo a Agência de Informação de Moçambique, durante o encontro as partes salientaram a excelência das relações sino-moçambicanas, destacando o seu impacto positivo e visível no fortalecimento dos laços políticos, económicos e sociais entre os dois países.

Maria Lucas frisou a importância do aprofundamento das relações político-diplomáticas, sustentadas por uma crescente troca de visitas de alto nível, incluindo presidenciais.

“Vamos continuar a trabalhar e reitero que este ano celebramos 50 anos da independência do País”, recordou a governante, sublinhando que estão previstas celebrações tanto em Maputo como no território chinês para assinalar a efeméride.

A chefe da diplomacia aproveitou a ocasião para agradecer o contínuo apoio da China ao País, com destaque para a assistência nas áreas de segurança alimentar, infra-estruturas e ajuda humanitária. Enalteceu ainda o contributo chinês para o sucesso do Plano dos Primeiros 100 Dias de governação do Executivo.

“O chefe do Estado pediu-me para transmitir ao nosso enviado especial as boas-vindas ao País e também para o informar (…) que o plano de 100 dias foi bem-sucedido também graças ao apoio da China”, afirmou a ministra.

Entre os projectos de maior relevância mencionados, destaca-se a futura construção do Centro Cirúrgico de Moçambique, que será o maior do País, e cuja primeira pedra já foi lançada com financiamento chinês.

A visita de Liu Yuxi enquadra-se na estratégia de reforço da presença chinesa em África e da intensificação de parcerias com países estratégicos como Moçambique.

 

 

Other articles

Mozambique

Especialistas Agrícolas de Shandong Participam em Projecto de Cooperação com Moçambique

Mozambique

Xi Aponta Cooperação com Moçambique na Energia, Minerais e Infraestruturas