Presidente Brasileiro Aposta em Investimento de USD 10 Mil Milhões do TikTok

 

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se com o presidente do TikTok, Shou Zi Chew, para tentar impulsionar um investimento de USD 10 mil milhões num centro de dados no país sul-americano.

O encontro, realizado na missão do Brasil na ONU, foi o primeiro compromisso de trabalho de Lula em Nova Iorque, destacando a importância da tecnologia e da política digital na sua agenda internacional.

As autoridades brasileiras estimam que o investimento do TikTok possa atingir os 55 mil milhões de reais (USD 10,29 mil milhões), tornando-se um dos maiores projetos de infraestruturas tecnológicas de sempre no Brasil.

A ByteDance, empresa-mãe do TikTok, está em negociações desde abril para construir um campus de data center de hiperescala no estado do Ceará, no nordeste do Brasil.

O estado tornou-se atrativo para a indústria de data centers porque combina energia renovável abundante, especialmente eólica, com conjuntos de cabos submarinos de internet que chegam perto da sua capital, Fortaleza.

Estes cabos são elos essenciais que transportam tráfego de dados entre a América do Sul e destinos na América do Norte, Europa e África, fazendo do Ceará um polo natural de infraestruturas digitais.

No centro das discussões está o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, uma instalação de águas profundas a oeste de Fortaleza que foi designada como Zona de Processamento de Exportação (ZPE), uma área económica especial que concede incentivos fiscais e licenciamento acelerado a empresas que estabeleçam operações orientadas para a exportação.

A TikTok Shop, a plataforma de e-commerce do TikTok, estreou-se no país sul-americano em maio, depois de ter enfrentado restrições nos Estados Unidos e no Reino Unido devido à sua ligação à China.

 

Other articles

Brazil

ApexBrasil Promove Oportunidades na Produção Audiovisual Entre Brasil e China

Brazil

Brasil e China Prolongam até 2029 Programa Para Acelerar Processos de Patentes