Portugal Atribui “Papel Estratégico” a Macau nas Relações Económicas Com a China

Portugal atribui um papel estratégico a Macau como ponte no aprofundamento das relações económicas entre Portugal e a China, afirmou o primeiro-ministro português.

Segundo nota do governo português, Luís Montenegro salientou a importância para a relação com Pequim de setores como as energias renováveis, veículos elétricos, baterias, armazenamento de energia, 5G e inteligência artificial, durante uma reunião com o chefe do executivo da Região Administrativa Especial de Macau, Sam Hou Fai.

Montenegro foi esta terça-feira recebido em Pequim pelo Presidente chinês, Xi Jinping, e pelo homólogo chinês, Li Qiang, e viajou depois para Macau, antes de partir para o Japão, com passagens por Tóquio e Osaka na quinta e sexta-feira.

Após o encontro com Sam Hou Fai, o primeiro-ministro português demonstrou otimismo quanto a uma solução para as restrições à residência de portugueses em Macau.

“Creio que as coisas estarão encaminhadas para podermos vir a ter a consagração de um regime mais ágil, mais fácil, mais expedito e, portanto, que possa ultrapassar-se esse constrangimento que sabemos que existe”, disse Montenegro, citado pela imprensa local.

Macau não aceita desde agosto de 2023 novos pedidos de residência para portugueses, para o “exercício de funções técnicas especializadas”, permitindo apenas justificações de reunião familiar ou anterior ligação ao território.

As orientações eliminam uma prática firmada após a transição de Macau, em 1999.

Segundo nota do Gabinete de Comunicação Social (GCS) de Macau, Sam Hou Fai afirmou que a visita a Macau do chefe do Governo português contribuirá para aprofundar ainda mais o intercâmbio e a cooperação entre Macau e Portugal, potenciando a função da RAEM como “interlocutor com precisão” entre a China e os países de língua portuguesa.

O executivo da RAEM, adiantou, tem atribuído sempre, ao longo do seu desenvolvimento, grande importância à protecção e ao respeito pelos direitos, costumes e tradições culturais dos portugueses residentes de Macau, promovendo proactivamente o ensino e a difusão da língua portuguesa.

A nível governamental, acrescenta o GCS, a RAEM tem mantido uma boa comunicação e intercâmbio com a parte portuguesa, e através do mecanismo da Comissão Mista Macau-Portugal, o intercâmbio e a cooperação bilateral têm sido ainda cada vez mais consolidados e aprofundados, promovendo pragmaticamente a assinatura de vários protocolos de cooperação em diversas áreas.

Adiantou que, nas últimas duas décadas, vários Governos portugueses prestaram apoio substancial, especialmente no aprofundamento da cooperação entre a China, Portugal e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), promovendo proactivamente Macau a desempenhar, de melhor forma, o seu papel de ponte.

O chefe do Governo que se encontra no segundo dia de uma visita oficial à China – com passagem por Macau – e Japão, afirmou esta terça-feira em Pequim que Portugal olha para as oportunidades que a segunda maior economia do mundo oferece em vários domínios e quer envolver Macau no aprofundamento desta relação económica.

Na antiga colónia portuguesa, Luís Montenegro fez ainda uma visita à Escola Portuguesa e ao Consulado Geral, um passeio pelas ruas da baixa da cidade e ofereceu uma receção à comunidade na residência oficial do cônsul-geral de Hong-Kong e Macau.

 

Other articles

Portugal

Portugal e Japão Elevam Relação Bilateral a Parceria Estratégica

Portugal

PORCHAM Convida Governo de Portugal Para Evento com Comunidade Empresarial em Cantão