PORCHAM Convida Governo de Portugal Para Evento com Comunidade Empresarial em Cantão

O presidente da PORCHAM, João Pedro Pereira, convidou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, para participar na províncias de Cantão na inauguração dos novos escritórios da Câmara e num evento com empresários da comunidade portuguesa.

O responsável da PORCHAM foi recebido em audiência na quinta-feira pelo secretário de Estado, a quem apresentou as ações da Câmara de Comércio e Indústria Sino-Portuguesa, como a criação do Centro de Cooperação, Comércio e Investimento Internacional Sino-Português e o Centro de Cooperação Tecnológica e Comercial da área económica da Grande Baía, assim como o programa WEB que permitiu o estágio profissional a seis jovens licenciados portugueses em Cantão assim como o apoio a desenvolvimento de estudo académico de um doutorado português na China.

Estas iniciativas foram acompanhadas por fluxos de investimento em Portugal com influência directa da PORCHAM em volume superior a EUR 200 milhões, bem como o apoio ao investimento Português na China, ou à sua expansão, com empresas como a Delta, Matecnic ou a Sodécia.

A PORCHAM encontra-se registada na China Continental com o mesmo estatuto da AMCHAM ( Câmara de Comércio e Indústria dos Estados Unidos da América) ou da CANCHAM (Câmara de Comércio e Indústria do Canadá) mas pugna pelo reconhecimento como ONG e é a única entidade associativa empresarial com registo oficial na China Continental.

A PORCHAM manifestou o interesse em ter maior colaboração da Missão Diplomática de Portugal na China e disponibilizou-se a articular com a Secretaria de Estado naquilo que fosse necessário e útil, relembrando que nasceu fruto do apoio do Governo de Portugal, do ex-Embaixador de Portugal na China José Augusto Duarte, do primeiro Cônsul Geral de Portugal em Cantão André Cordeiro e da Cônsul Geral que lhe sucedeu Ana Cordeiro.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas Emídio Sousa manifestou interesse e atenção aos temas que a PORCHAM apresentou, tendo ficado sensibilizado pela disponibilidade da Câmara para as iniciativas que entenda úteis e de interesse para o Governo de Portugal.

A audiência realizou-se num momento em que o primeiro-ministro Luís Montenegro se encontrava no no último dia de visita oficial à China – com passagem por Macau – e Japão.

O Chefe do governo português afirmou esta terça-feira em Pequim que Portugal olha para as oportunidades que a segunda maior economia do mundo oferece em vários domínios e quer envolver Macau no aprofundamento desta relação económica.

Na antiga colónia portuguesa, Luís Montenegro fez ainda uma visita à Escola Portuguesa e ao Consulado Geral, um passeio pelas ruas da baixa da cidade e ofereceu uma receção à comunidade na residência oficial do cônsul-geral de Hong-Kong e Macau.

 

Other articles

Portugal

Portugal e Japão Elevam Relação Bilateral a Parceria Estratégica

Portugal

Portugal Atribui “Papel Estratégico” a Macau nas Relações Económicas Com a China