O Presidente Xi Jinping recebeu as credenciais de 16 novos embaixadores na China, entre eles a diplomata angolana Dalva Ringote.
Após a cerimónia de apresentação de credenciais, Xi Jinping fez um discurso aos enviados diplomáticos no Grande Salão do Povo, salientando que a China sempre valorizou as relações amistosas com pessoas de todo o mundo e está pronta para conduzir uma cooperação abrangente e fortalecer intercâmbios em vários campos com base no respeito mútuo, igualdade e benefício mútuo.
Actualmente, a China está a avançar na causa de um país forte e próspero e de rejuvenescimento nacional em todos os aspectos através da modernização chinesa, enquanto a sua economia mantém um crescimento estável e positivo, adiantou o Presidente chinês, segundo nota oficial.
A China, referiu ainda, continuará empenhada em expandir a abertura de alto padrão e partilhar os benefícios do seu mercado de grande dimensão, transformando o novo desenvolvimento da China em novas oportunidades para todos os países e injetando maior certeza no crescimento económico global.
Recebidos pela guarda de honra, em formação solene no exterior do Portão Norte do Grande Salão do Povo, e pelo som de trombetas de boas-vindas, os enviados diplomáticos, chegando em sucessão, passaram pelo conjunto de bandeiras e subiram as escadas de mármore branco.
Em frente à pintura gigante “Uma Terra Tão Rica em Beleza”, Xi Jinping aceitou as credenciais apresentadas pelos enviados diplomáticos e tirou fotografias com todos.
Com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, Xi Jinping enfatizou que, face às mudanças globais aceleradas, nunca vistas num século, e a uma situação internacional turbulenta, há uma necessidade mais urgente do que nunca para que os países de todo o mundo fortaleçam a solidariedade e a cooperação, superem o distanciamento e o conflito com uma visão ampla e tenham em mente o futuro da humanidade com grande paixão.
A China está pronta para trabalhar com todos os países para defender firmemente o sistema internacional com as Nações Unidas como o seu núcleo e a ordem internacional sustentada pelo direito internacional, promover a amizade e a cooperação, aumentar a aprendizagem mútua entre as diferentes culturas e construir uma comunidade com um futuro partilhado para a humanidade, adiantou.
Além da embaixadora de Angola, entregaram credenciais os novos diplomatas do Vietname, Panamá, República Dominicana, Albânia, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Egito, Nicarágua, Irão, Chile, Ucrânia, Benim, Estados Unidos, Israel e Sudão do Sul na China, Morris Simon Batali.
Xi Jinping reuniu-se também com o secretário-geral da Organização de Cooperação de Xangai, Nurlan Yermekbayev.