Moçambique Prepara Construção de Refinaria Para Abastecer Mercado Regional

A petrolífera estatal moçambicana Petromoc e o grupo nigeriano Aiteo Eastern vão avançar com estudo de viabilidade para a construção de uma refinaria no país lusófono, com ambição de conquistar o mercado regional da África Subsaariana.

O projeto ambiciona construir uma “refinaria modular”, com capacidade de processamento de 200 mil barris de combustíveis líquidos por dia, bem como infraestruturas de armazenagem, segundo um memorando de entendimento assinado na quarta-feira.

O chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, marcou presença na assinatura do acordo, à margem da 11.ª Conferência e Exposição de Mineração e Energia de Moçambique.

“Trata-se de um projeto transformador, que vai posicionar Moçambique como um ator relevante na cadeia de valor dos combustíveis líquidos, com impacto positivo na criação de emprego, sobretudo para a nossa juventude”, declarou Daniel Chapo.

A refinaria vai produzir gasolina, gasóleo, nafta e “jet A1”, com ambição de conquistar o mercado regional.

“Estes marcos refletem não apenas a robustez das nossas reservas, mas, sobretudo, o ambiente de credibilidade, segurança e reforma que estamos a consolidar na atração do setor privado para a dinamização da nossa economia”, acrescentou Chapo.

 

Other articles

Mozambique

China Aponta Agricultura, Indústria e Infraestruturas Para Cooperação Futura com Moçambique

Mozambique

Empresários de Cantão Avaliam Investimentos na Cidade Moçambicana da Beira