Uma maternidade erguida com a ajuda da China foi entregue às autoridades locais em Mindelo, na ilha de São Vicente, em Cabo Verde.
O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Ulisses Correia e Silva, e o embaixador da China em Cabo Verde, Zhang Yang, participaram da cerimónia de entrega de soberania no Hospital Dr. Baptista de Sousa.
Na sua intervenção, Silva elogiou a cooperação entre Cabo Verde e a China, salientando que o projeto é o maior de infraestrutura médica em Cabo Verde desde a sua independência e descreveu o novo prédio da maternidade como uma grande conquista da cooperação prática entre os dois governos, dizendo que o mesmo melhorará significativamente o sistema de saúde materno-infantil, aumentará a capacidade médica geral do país e trará benefícios tangíveis para o público.
Silva expressou a esperança de que os dois países continuem a aprofundar sua parceria estratégica e a expandir a cooperação para mais áreas.
Construída pela China Railway 14th Bureau Group Co., Ltd., a instalação inclui 150 camas, salas de parto de última geração, unidades de terapia intensiva neonatal e salas de cirurgia obstétrica.
O projeto conta ainda com um componente de apoio técnico de dois anos, durante o qual a parte chinesa irá fornecer formação profissional ao pessoal médico cabo-verdiano.
Zhang, por seu lado, disse que o projeto representa mais um marco na amizade e cooperação China-Cabo Verde.
Zhang expressou a prontidão da China em assumir a transferência como um novo ponto de partida para avançar ainda mais na cooperação bilateral em vários setores.