O líder do Governo de Macau, Sam Hou Fai, vai visitar Portugal a partir de 16 de setembro, na primeira deslocação ao estrangeiro desde que tomou posse, em dezembro.
Segundo indicou em comunicado o Gabinete de Comunicação Social do governo da região autónoma chinesa, o chefe do Executivo vai visitar Lisboa e Madrid, entre 16 e 23 de setembro.
A deslocação estava inicialmente prevista para o primeiro semestre deste ano, mas foi adiada devido à realização de eleições legislativas em Portugal e a compromissos internos do Chefe do Executivo.
Sam Hou Fai tem sublinhado a importância da viagem para reforçar a amizade entre Macau e Portugal, destacando, em diferentes ocasiões, as contribuições da comunidade portuguesa para o desenvolvimento da RAEM.
Formado em Portugal e fluente em português, o líder do governo de Macau tem defendido o aprofundamento das relações com países lusófonos em variadas áreas.
Macau não aceita desde agosto de 2023 novos pedidos de residência para portugueses, para o “exercício de funções técnicas especializadas”, permitindo apenas justificações de reunião familiar ou anterior ligação ao território.
As orientações eliminam uma prática firmada após 1999. A alternativa para um português garantir o estatuto de residente passa agora por uma candidatura aos recentes programas de captação de quadros qualificados.
Outra hipótese é a emissão de um ‘blue card’, autorização limitada ao vínculo laboral, sem os benefícios dos residentes, nomeadamente ao nível da saúde ou da educação.