Líder do Governo de Macau, Sam Hou Fai, adiou ‘sine die’ a visita a Portugal e Espanha prevista para decorrer entre 16 e 23 de setembro.
“A visita foi adiada e não há ainda data de quando será realizada”, confirmou fonte oficial do Gabinete de Comunicação Social (GCS) da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM).
A visita a Portugal seria a primeira deslocação ao estrangeiro desde que Sam Hou Fai tomou posse como chefe do executivo da RAEM, em dezembro de 2024.
A a ter ido por diante, a deslocação teria início dois dias após a realização das eleições para o Parlamento da RAEM, agendadas para o próximo dia 14.
A deslocação estava inicialmente prevista para o primeiro semestre deste ano, mas foi adiada devido à realização de eleições legislativas em Portugal e a compromissos internos do Chefe do Executivo.
Sam Hou Fai tem sublinhado a importância da viagem para reforçar a amizade entre Macau e Portugal, destacando, em diferentes ocasiões, as contribuições da comunidade portuguesa para o desenvolvimento da RAEM.
Formado em Portugal e fluente em português, o líder do governo de Macau tem defendido o aprofundamento das relações com países lusófonos em variadas áreas.