Lei Chi Wai António Novo Secretário-Geral Adjunto do Fórum Macau

O governo de Macau nomeou Lei Chi Wai António para o cargo de secretário-geral adjunto do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau).

António, que assume funções a 01 de julho, sucede no cargo a Casimiro de Jesus Pinto, e vai acumular as novas funções com as de presidente do conselho fiscal do Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China-Países de Língua Portuguesa, que já exercia, segundo um comunicado do gabinete de comunicação do governo de Macau.

O adjunto da liderança do Fórum de Macau foi presidente da comissão executiva do Centro de Comércio Mundial Macau e chefe da Direção dos Serviços de Desenvolvimento Económico da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin.

Lei Chi Wai António domina as línguas chinesa e portuguesa, e é “profundo” conhecedor dos mercados dos países de língua portuguesa, do interior da China e de Macau, acrescenta-se no comunicado.

O Fórum Macau foi criado por iniciativa de Pequim em 2003, conta com dez estados-membros – a China e nove países de língua portuguesa (PLP), designadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – e tem como propósito a cooperação económica e desenvolvimento entre a China e os nove estados lusófonos, a partir de Macau.

 

Other articles

Angola

Companhias Aéreas Internacionais em Angola Preparam Mudança para Novo Aeroporto Construído por Chinesa CAIEC

Angola

Angola Defende na Cimeira dos BRICS Reforma das Instituições Globais