O governo de Macau nomeou Lei Chi Wai António para o cargo de secretário-geral adjunto do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau).
António, que assume funções a 01 de julho, sucede no cargo a Casimiro de Jesus Pinto, e vai acumular as novas funções com as de presidente do conselho fiscal do Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China-Países de Língua Portuguesa, que já exercia, segundo um comunicado do gabinete de comunicação do governo de Macau.
O adjunto da liderança do Fórum de Macau foi presidente da comissão executiva do Centro de Comércio Mundial Macau e chefe da Direção dos Serviços de Desenvolvimento Económico da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin.
Lei Chi Wai António domina as línguas chinesa e portuguesa, e é “profundo” conhecedor dos mercados dos países de língua portuguesa, do interior da China e de Macau, acrescenta-se no comunicado.
O Fórum Macau foi criado por iniciativa de Pequim em 2003, conta com dez estados-membros – a China e nove países de língua portuguesa (PLP), designadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – e tem como propósito a cooperação económica e desenvolvimento entre a China e os nove estados lusófonos, a partir de Macau.