O Japão vai atribuir bolsas de estudo para o desenvolvimento de recursos humanos Timor-Leste, ao abrigo de um novo acordo, segundo a vice-ministra parlamentar dos Negócios Estrangeiros japonesa, Ikuina Akiko.
“Pretendemos alcançar progressos significativos no apoio ao desenvolvimento dos recursos humanos para o futuro de Timor-Leste e também no reforço das relações entre o Japão e Timor-Leste”, afirmou Akiko em Dili.
A vice-ministra japonesa falava aos jornalistas no final de um encontro com o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, e antes de assinar um Acordo de Troca de Notas sobre o Projeto da Bolsa de Estudo para o Desenvolvimento de Recursos Humanos.
Sobre o encontro com o chefe do executivo timorense, Ikuina Akiko explicou que serviu para troca de opiniões sobre os “esforços para dar um novo impulso no fortalecimento das relações bilaterais”.
“Reconheço que Timor-Leste, localizado numa rota marítima estratégica que liga o Oceano Índico ao Oceano Pacífico, está a ganhar cada vez mais importância na comunidade internacional atual, e reafirmei a minha intenção de reforçar a colaboração com Timor-Leste”, disse aos jornalistas no Palácio do Governo, em Díli.
A vice-ministra felicitou também Timor-Leste pela adesão plena, prevista para outubro, à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e manifestou o empenho em continuar a cooperar na “capacitação institucional administrativa, desenvolvimento de infraestruturas, diversificação industrial, cuidados de saúde, bem como na agricultura”.
Ao nível das infraestruturas, o Japão deu contribuições financeiras para a requalificação do Hospital Nacional Guido Valadares, principal estabelecimento hospital do país, incluindo a construção de um novo edifício para as unidades de pediatria e cuidados intensivos, e para as obras de desenvolvimento e expansão do aeroporto.
“Abordámos também questões regionais e internacionais com vista a manter e reforçar uma ordem internacional livre e aberta, baseada no Estado de Direito. Para enfrentar estes desafios, reafirmámos o nosso compromisso em trabalhar em conjunto com Timor-Leste, país com o qual partilhamos valores e princípios fundamentais”, acrescentou a vice-ministra japonesa.