Japão Doa USD 6,5 milhões para Projectos Agrícolas no Corredor do Lobito

O Japão doou USD 6,5 milhões para melhoria de infraestruturas dos pequenos agricultores ao longo do Corredor do Lobito, via ferroviária que liga Angola a países vizinho.

Segundo um acordo assinado em Luanda entre o Japão e o Gabinete das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS), que será o executor deste projeto, este irá beneficiar a partir de setembro 620 pequenos agricultores das províncias de Benguela e Huambo.

Esta iniciativa, segundo divulgou a Angop, agência noticiosa angolana, visa desenvolver infraestruturas de irrigação e armazenamento.

O acordo foi assinado pelo embaixador do Japão em Angola, Sano Hiroaki, e pelo chefe do Programa do Escritório Multi-países da UNOPS na África Central, Frederic Frippiat.

Na sua intervenção, o diplomata japonês frisou que o projeto tem a duração de dois anos, tendo também como foco a capacitação dos pequenos produtores sobre novas técnicas de produção, manifestando o contínuo apoio do Japão na transferência de tecnologia para o desenvolvimento da agricultura angolana.

Por sua vez, Frederic Frippiat destacou que a melhoria das infraestruturas é crucial para evitar perdas de produção e aumentar o volume de colheita anual.

O Corredor do Lobito é uma infraestrutura ferroviária que atravessa Angola ao longo de 1.300 quilómetros ligando o porto do Lobito (litoral) à fronteira com a República Democrática do Congo para escoar a produção de minerais críticos das regiões do Copperbelt (RDCongo) e Kolwezi (Zâmbia).

A operação é assegurada pela Lobito Atlantic Railway (consórcio que integra a portuguesa Mota-Egil, a suíça Trafigura e a belga Vecturis), e deverá contar com um investimento de quase USD 1.000 milhões, parcialmente financiados pela Development Finance Corporation (DFC) e pelo Development Bank of Southern Africa.

Este empreendimento está também inscrito na iniciativa europeia Global Gateway, tendo o bloco europeu anunciado um pacote de EUR 600 milhões através da Partnership for Global Infrastructure and Investment (PGII) desenvolvida no âmbito do G7.

 

Other articles

Angola

Angola Atrai Investimento Chinês de USD 2 mil milhões para Grandes Projectos Residenciais

Angola

Macau Organiza 1ª Expo Internacional Agrícola China-Países de Língua Portuguesa