O embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, afirmou que a inovação tecnológica, economia digital e o desenvolvimento sustentável estão a tornar-se novos pilares da “cooperação pragmática sino-portuguesa”.
Intervindo numa sessão de promoção da 8ª Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, na sigla em inglês) em Lisboa, citado pela Xinhua, o diplomata chinês apontou que áreas como energias renováveis, saúde e turismo estão a revelar um enorme potencial de cooperação,
A China, sublinhou, mantém a posição de maior parceiro comercial de Portugal na Ásia há vários anos consecutivos.
O embaixador encorajou as empresas portuguesas a conhecer melhor a CIIE, a participar ativamente na feira e a aproveitar a plataforma para expandir as exportações à China, aproveitando as vastas oportunidades do mercado chinês.
A sessão de promoção da 8ª Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, na sigla em inglês) reuniu quase cem convidados dos setores político e empresarial portugueses e representantes chineses, para debater novas oportunidades de cooperação econômica e comercial num contexto global desafiante.
Li Guoqing, vice-diretor da CIIE, recordou que a feira teve já sete edições consecutivas e Portugal tem marcado presença regular no pavilhão nacional, com as empresas portuguesas a aumentarem ano após ano a sua participação no pavilhão empresarial, alcançando novos recordes de área de exposição.
Li manifestou confiança de que a CIIE continuará a impulsionar a expansão da cooperação econõmica e comercial entre os dois países.
Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods, salientou que o mercado chinês representa um interesse estratégico para o setor agroalimentar português e lembrou os resultados notáveis obtidos pela associação na 7ª CIIE, que lhe permitiram não só reforçar os laços institucionais como também abrir novas perspectivas de negócio.
A PortugalFoods continuará a apostar no mercado chinês e a apoiar as empresas portuguesas na promoção e exportação de produtos de qualidade para a China.
A empresa portuguesa Clean&Clean, especializada no desenvolvimento e produção de produtos de limpeza doméstica, participou em todas as sete edições anteriores da CIIE e confirmou a sua presença na oitava edição.
O presidente da empresa, Zhou Xuyong, afirmou que, graças ao sistema de serviços comerciais permanentes proporcionado pela feira, os produtos da empresa conseguiram uma transição rápida da exposição para redes de distribuição em todo o território chinês, estabelecendo assim um canal de acesso ao mercado altamente eficiente.