Importação de Café Brasileiro pela China Quintuplicou Desde 2018

 

A China aumentou significativamente a importação de café brasileiro, em média 11% ao ano desde 2018, levando o volume exportado a quintuplicar nos últimos sete anos.

Segundo Eduardo Heron, diretor-técnico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), este aumento está ligado a uma mudança de comportamento dos chineses.

“Muitos estudantes que regressam à China depois de temporadas no estrangeiro levam consigo o hábito de beber café. Além disso, o número de cafetarias no país tem crescido consideravelmente nos últimos anos”, disse Heron à SBT News.

Em 2018, o Brasil exportou 10,7 milhões de toneladas de café para a China. No último ciclo, este volume saltou para quase 60 milhões de toneladas.

Outro fator que impulsionou as exportações brasileiras foi a quebra de produção em países do Sudeste Asiático, como o Vietname, devido a problemas climáticos na última campanha.

Com a elevada procura, o café ficou mais caro para os brasileiros. Em apenas um ano, o quilo do grão quase duplicou de preço, passando de 29,62 reais em janeiro de 2024 para 56,07 reais em janeiro de 2025. Só no último mês, a subida foi de 12,5%, segundo o IGP-DI.

A previsão dos especialistas é que os preços só voltem a baixar se houver uma colheita mais regular nos principais países produtores.

No entanto, Heron sublinha que os produtores têm ainda de garantir margens de lucro, o que dificulta uma redução expressiva no curto prazo.

 

Other articles

Brazil

Presidente Brasileiro Aborda Mercado de 680 milhões de Habitantes do Sudeste Asiático

Brazil

EDP Encaixa EUR 80 Milhões com Venda de Linha de Transmissão no Brasil