A Huawei Portugal e a CEU/Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) vão colaborar nas áreas da educação, ensino, investigação e integração da aprendizagem académica com as atividades profissionais, com especial foco nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Um protocolo de cooperação entre as duas entidade marca o início de uma parceria estratégica que “procurará beneficiar mutuamente ambas as instituições, bem como os estudantes e o ecossistema tecnológico português”, refere comunicado.
Esta colaboração abrangerá áreas cruciais para o futuro, como as telecomunicações, inteligência artificial e cibersegurança, adianta.
O protocolo prevê a partilha de conhecimentos e competências, a organização de iniciativas académicas que permitirão aos estudantes da UAL serem considerados para programas de desenvolvimento de talentos da Huawei, e a promoção de eventos como seminários, workshops e conferências, para fomentar a aprendizagem e a investigação/inovação.
Para Wu Hao, Country Manager da Huawei Portugal, através desta parceria abre-se a porta para novas colaborações e reforça-se o “compromisso com o desenvolvimento do talento local”.
“Ao colaborar com uma empresa de referência global como a Huawei, a Universidade Autónoma de Lisboa reafirma a sua missão de ser um espaço aberto ao mundo, um ponto de encontro entre a tradição e a vanguarda, entre o local e o global, e entre a teoria e a aplicação”, adianta o comunicado.
A Huawei continuará a estabelecer parcerias de cooperação com instituições relevantes do sistema de ensino superior português, com especial foco nas TIC, assim contribuindo para a aquisição de competências-chave para o futuro por parte dos estudantes destas instituições.