Grupo Chinês Wang-Kang Safira Investe em Fábrica de Aço em Moçambique

O grupo industrial chinês Wang-Kang Safira vai investir numa fábrica de aço no norte de Moçambique, para a transformação local de carvão produzido no país, onde já opera uma das maiores fábricas de cerâmica de África.

O presidente do conselho de administração do grupo empresarial chinês, Zhong He Liu, foi recebido pelo Presidente moçambicano, Daniel Chapo, e afirmou que o projecto amplia “significativamente” a sua presença no setor industrial moçambicano e impulsiona a industrialização e a economia do país africano.

“Nós queremos avançar com outros projetos, fazer boa indústria em Moçambique, ajudar a nossa economia a crescer mais rapidamente em Moçambique”, acrescentou o representante da multinacional, que opera no país desde 2024, contando com uma das maiores fábricas de cerâmica de África.

Liu explicou que está ainda prevista a construção de uma “grande fábrica de ferro” e o desenvolvimento de uma zona económica especial no distrito da Moamba, província de Maputo, sul do país, onde já se encontra instalada a fábrica de cerâmica Safira Mozambique Ceramic, inaugurada em setembro de 2024.

O chefe de Estado moçambicano encorajou o grupo empresarial a reforçar os seus investimentos no país, com prioridade para iniciativas que promovam a criação de empregos e o bem-estar das comunidades.

A Safira Mozambique Ceramic, primeira unidade fabril financiada pela Wang-Kang no país, está voltada para a produção de tijoleira e azulejos, com um investimento no valor de USD 140 milhões.

 

Other articles

Angola

China Alarga Acesso Sem Tarifas a Todos os Produtos de Todos os Países Africanos

Mozambique

Trocas Comerciais Entre Hunan e Moçambique Aumentaram 506,4% Até Maio