A ministra dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe afirmou que a cooperação com a China tem sido “ampla e frutuosa” para o país lusófono.
Ilza Amado Vaz falava num evento da Embaixada chinesa em São Tomé para celebrar o 50º aniversário independência são-tomense e a vitória da China sobre o Japão.
“A cooperação sino-santomense tem sido ampla e frutuosa, na Educação, Saúde e formação, na parte económica, capacitação institucional e concertação político-diplomática”, afirmou a ministra.
A embaixadora chinesa Xu Yingzhen salientou o “florescimento da amizade” entre os dois países, desde a independência são-tomense em 1975, passando pelo restabelecimento de relações diplomáticas em 2016, financiamento de obras e mais recentemente o estabelecimento de uma parceria estratégica.
“O povo são-tomense tem caminhado a passos gigantes no ressurgir do país, alcançado resultados frutíferos no desenvolvimento nacional. Tornou-se um dos países mais democráticos, seguros e belos de África, dando um salto histórico de um país em desenvolvimento para país de rendimento médio”, adiantou a diplomata.
Xu Yingzhen elogiou ainda o “caminho do desenvolvimento pacifico” seguido por São Tomé e a participação em fóruns internacionais com sucesso.