Governo Brasileiro Espera que China Aprove “Dezenas” de Exportadores de Carne

O ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, afirmou que a China deverá aprovar este ano “algumas dezenas” de produtores de carne bovino para exportarem para o mercado chinês.

Durante uma audição na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado brasileiro, Fávaro indicou que foi enviada uma nova lista com 44 unidades industriais para o aval de Pequim.

“Devemos ter algumas dezenas de produtoras habilitadas este ano, gerando mais oportunidades”, afirmou o ministro.

Segundo Fávaro,  desde o início da gestão, foram habilitados 48 novas produtores brasileiros.

O ministro afirmou ainda que a tensão comercial entre os Estados Unidos e a China vai favorecer a pecuária brasileira, que tem no país asiático o seu maior mercado.

O Brasil está também a tentar a aumentar a exportação de carne de bovino para o mercado japonês. Na próxima semana, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deslocar-se-á ao Japão em missão oficial para avançar com as negociações para a abertura do mercado nipónico ao produto brasileiro.

Um acordo nesse sentido não deverá ser anunciado durante a visita, mas espera-se que haja o compromisso de que uma missão sanitária japonesa visite o Brasil em breve.

“Existe um empenho político de fazer avançar este assunto. Porque o Brasil é um grande produtor do agronegócio, muito competitivo, muito seguro e muito responsável. Nós achamos que isso é algo que é importante e que deve ser reconhecido. Isso depende do entendimento que está em curso. Acho que a visita do presidente certamente ajuda nesse sentido”, disse aos jornalistas o secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, Eduardo Saboia.

 

Other articles

Brazil

China Enfrenta Resistências nos BRICS Para Adoção do Yuan Como Moeda de Referência

Brazil

Grupo Brasileiro Suzano Emite ‘Panda Bonds’ na China de Até USD 209 milhões