A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, uma das principais do Brasil, vai realizar de 2 a 7 de novembro em Xangai a Missão Internacional à China para abrir mercados, atrair investimento e procurar parcerias estratégicas.
O programa inclui visitas à China International Import Expo (CIIE), considerada a maior feira de importação da China e o ‘Brazil China Business Forum’, organizado pela FIEMG e com o apoio institucional da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, Confederação Nacional da Indústria (CNI), Embaixada do Brasil na China e Consulado do Brasil em Xangai.
“Vamos levar uma delegação preparada para gerar oportunidades concretas: aproximar potenciais clientes, mapear fornecedores e aceder a tecnologias que impulsionem a competitividade e a inovação em Minas”, afirmou Rebecca Macedo, gestora internacional do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMG.
“A missão chega à terceira edição com objetivos de fortalecer as relações bilaterais, diversificar a pauta exportadora e acrescentar valor aos produtos brasileiros num mercado marcado por uma elevada procura e crescente poder de consumo”, afirmou a FIEMG em comunicado.
Em 2024, a China representou 28% das exportações brasileiras e 41,4% do excedente comercial, com predominância de commodities como a soja, o petróleo bruto e o ferro — um cenário que abre espaço aos bens industrializados e às soluções tecnológicas.