Fabricantes Chineses de Automóveis Eléctricos Mostram-se em Portugal

O Encontro Nacional de Veículos Elétricos (ENVE) reuniu em Portugal os principais fabricantes chineses, como a BYD e a Xpeng, e novos concorrentes como a Dongfeng e a Voyah.

A ofensiva da BYD, marca que mais vendeu elétricos em Portugal em agosto, incluiu a estreia do novo Super Híbrido Plug-in Seal 6 DM-i, que foi experimentado em ‘test drive’ pelos visitantes da ENVE, nos arredores de Lisboa.

Igualmente expostos estiveram o Seal U DM-i híbrido, e os totalmente elétricos Dolphin Surf, Atto 2 e Sealion 7.

A marca dinamizou ainda três concertos cuja energia foi fornecida pelos seus automóveis através da capacidade de Vehicle-to-Load (V2L).

A Xpeng mostrou o G6, um SUV coupé que é o seu modelo mais vendido em Portugal e tem até 773 km de autonomia (ciclo urbano WLTP) e um tempo de carregamento de 20 minutos dos 10 aos 80 por cento.

O SUV familiar G9 (que pode recuperar 100 km de autonomia com cinco minutos de carregamento) e o P7 com 473 cv de potência também foram apresentados.

Chegadas a Portugal no fim do ano passado, a Dongfeng e a Voyah estrearam-se no ENVE. A Dongfeng trouxe o Box, um citadino 100 por cento elétrico com bateria com autonomia de até 310 km (ciclo combinado WLTP).

A proposta da Voyah foi o Courage, um SUV elétrico do segmento D já em pré-venda no país.

A Leapmotor, integrada nos esforços da Stellantis, foi outra das marcas chinesas no ENVE, com o citadino T03 e o SUV C10 Reev.

Entretanto, está já disponível no mercado português o Changan Deepal S07 (na foto acima), novo SUV 100% elétrico desenvolvido com o mercado europeu em mente.

Segundo a marca, o design teve origem em Itália, muita da tecnologia é alemã e a dinâmica tem autoria britânica.

Em Portugal, a representação da Changan é assegurada pelo Grupo Auto-Industrial. Segundo é adiantado em comunicado, o objetivo inclui um total de 17 pontos de venda da marca disponíveis até ao final do ano.

 

Other articles

Portugal

Mota-Engil Fecha Contrato de USD 828 Milhões Brasileira Petrobras

Portugal

Líder do Governo de Macau Prevê Visitar Portugal e Espanha no Primeiro Semestre de 2026