Fabricante Automóvel Chinês Chery Lança Marcas Omoda e Jaecoo no Mercado Português

Os automóveis chineses Omoda e Jaecoo, fabricados pela Chery Automobile, vão entrar no mercado português em 2025, depois de terem chegado com sucesso a outros países europeus nos últimos meses.

A estreia na Europa foi feita com o Omoda 5, disponível com motorizações a gasolina e elétrica, e com o Jaecoo 7, disponível com motorizações híbridas plug-in e a gasolina. As duas marcas irão partilhar plataformas, concessionários e uma aposta exclusiva em SUV.

O Omoda 5 foi uma das surpresas do mercado espanhol no ano passado, superando em vendas mensais marcas como a Tesla, Jeep ou FIAT, de acordo com sites da especialidade. Em 2025 os números de vendas continuam a subir.

Atualmente, 74% das vendas da Omoda e Jaecoo são de modelos com motor a gasolina — uma estratégia eficaz no preço, mas potencialmente penalizadora nas metas de redução de carbono europeias.

O Omoda 9, um SUV híbrido plug-in é o primeiro passo para eletrificar a gama e já chegou ao mercado europeu. Será acompanhado brevemente por outro híbrido plug-in, o Omoda 7 — apresentado no Salão de Xangai. O Omoda 5 também verá a gama reforçada com variantes híbridas e elétricas.

Em 2026, está prevista a chegada do Omoda 3, um SUV compacto com três variantes: combustão, híbrida plug-in e elétrica.

Já o Jaecoo 5, um novo SUV compacto que chega ao mercado europeu no início do verão, está posicionado abaixo do Jaecoo 7 e estará disponível com versões elétricas e híbridas.

A Omoda e a Jaecoo somaram 15.799 unidades vendidas na Europa no primeiro trimestre de 2025, segundo dados da Dataforce.

Um valor que representa pouco mais de metade das 28.842 unidades da BYD, mas que revela um crescimento notável. E isto com apenas dois modelos e presença limitada a sete mercados europeus, onde se inclui a Espanha, a Itália e o Reino Unido, que representam a maior fatia das vendas.

Durante 2025, a Chery quer expandir-se para mais 11 mercados europeus, onde se inclui Portugal, França, Bélgica e Alemanha — embora, para já, ainda não se conheça o nome do importador nacional.

A ambição da Chery para a Omoda e a Jaecoo é elevada: espera que vendam globalmente mais de um milhão de unidades até 2030.

 

Other articles

Portugal

BYD Lança em Portugal o Seu Automóvel Elétrico Mais Barato e Compacto

Portugal

Start-up Portuguesa FootAR Premiada Como Melhor Aplicação na VRAR World Expo 2025 – Xangai