Exposição Internacional de Díli 2025 Aposta em Investimentos da Região Chinesa da Grande Baía

A Macau Café Companhia Limitada vai comprar café timorense à distribuidora Timor Global, num acordo de USD 808 mil a assinar na primeira Exposição Internacional de Díli.

Na exposição, que decorre entre 28 de agosto e 01 de setembro, também a empresa Água Nova de Timor (Macau) vai firmar um acordo com o Ministério da Educação timorense para a instalação de máquinas de água potável nas escolas públicas do país, segundo comunicado do delegado de Timor-Leste junto do Secretariado Permanente do Fórum para Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau), António Ramos da Silva.

No comunicado, são ainda referidos outros protocolos, nomeadamente a participação na exposição dos grupos Top Builder, de Macau, e Huafa, de Zhuhai (em Guangdong), na área do desenvolvimento de infraestruturas em Timor-Leste.

Outro investimento também previsto é o do grupo chinês Caizi em parceria com o grupo Zhuhai Deguang Electronic Products Factory em projectos de desenvolvimento integrado, de acordo com o comunicado.

O grupo Caizi, refere-se ainda, assinou em janeiro deste ano um pré-acordo com o delegado de Timor-Leste junto do Secretariado Permanente do Fórum de Macau, para um investimento de cerca de USD 1.000 milhões na construção de resorts integrados, de uma fábrica para a construção civil e outras indústrias.

Durante a “primeira exposição internacional organizada em Timor-Leste pelo Ministério do Comércio e Indústria”, refere-se ainda na nota, empresas de Macau e da província chinesa de Guangdong vão assinar “protocolos de cooperação e contratos de venda e compra com as suas congéneres de Timor-Leste”.

A Exposição Internacional de Díli 2025  “pretende atrair mais investidores da Grande Baia (…), empresários de todos os setores, desde comércio, prestação de serviços, instituições financeiras e banca”, adianta.

A Grande Baía é um projeto de Pequim que tem como objetivo criar uma metrópole mundial a partir de Macau, Hong Kong e outras nove cidades da província vizinha de Guangdong (Guangzhou, Shenzhen, Dongguan, Foshan, Zhongshan, Huizhou, Jiangmen, Zhuhai e Zhaoqing), onde habitam mais de 80 milhões de habitantes.

De Macau, lê-se na nota, o Instituto de Promoção do Comércio e Investimento (IPIM) vai enviar 19 empresários de diversas setores. Vão estar ainda presentes representantes do Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China–Países de Língua Portuguesa.

 

Other articles

Angola

Importações Chinesas dos Países Lusófonos Caem 15% com Exportações Estáveis

Timor-Leste

Japão Vai Apoiar Desenvolvimento de Recursos Humanos de Timor-Leste