Exportações Brasileiras para China a Caminho de Novo Recorde

O Brasil exportou USD 28,44 mil milhões em produtos agrícolas para a China no primeiro semestre, mais de metade do total exportado no ano anterior e fazendo prever novo recorde nas trocas comerciais este ano.

De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) brasileira, entre os principais produtos exportados estão a soja, milho, açúcar, carne bovina, carne de frango, celulose, algodão e carne suína in natura.

Entre agosto de 2023 e julho de 2024, as exportações brasileiras agroindustriais para China somaram USD 58,60 bilhões, o que representa um aumento de 10% em comparação ao período anterior.

Houve recorde em 2023 com as exportações de mais de USD 60 bilhões, um aumento de mais de USD 9 bilhões em relação a 2022.

Em 50 anos de relações diplomáticas o país asiático tornou-se o principal destino das exportações brasileiras.

“É determinação do presidente (…) que retomemos as boas relações diplomáticas com os países. Nestes 50 anos, tivemos muitas oportunidades comerciais com a China, tanto que ela se tornou nosso maior parceiro”, disse o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Na relação bilateral, as importações somam aproximadamente USD 1,18 mil milhões.

Um importante fator para o crescimento das exportações pecuárias foi que apenas em março de 2024 a China habilitou 34 frigoríficos e 4 entrepostos comerciais. O número de empresas brasileiras aumentou de 106 para 144.

O ministro Carlos Fávaro já fez duas missões ministeriais a China, sendo a última em junho deste ano em comitiva com o vice-presidente, Geraldo Alckmin. Durante a missão, o Governo Federal fechou um acordo para promover o café brasileiro na maior rede de cafeterias chinesa, prevendo a compra de aproximadamente 120 mil toneladas de café.

 

Other articles

Brazil

Presidente Brasileiro Aborda Mercado de 680 milhões de Habitantes do Sudeste Asiático

Brazil

EDP Encaixa EUR 80 Milhões com Venda de Linha de Transmissão no Brasil