Ex-Presidente Brasileira Dilma Rousseff à Frente do Banco BRICS Mais 5 Anos

Dilma Rousseff, ex-Presidente do Brasil, continuará à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, também conhecido como Banco dos BRICS) por mais cinco anos, revelou o governo brasileiro.

A recondução de Rousseff – indicada em 2023 para mandato que se encerraria em julho deste ano – foi confirmada pela ministra-chefe brasileira da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

“Parabéns, presidenta Dilma Rousseff, pela recondução à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento. Sob sua direção, o Banco dos Brics vem cumprindo importante papel no desenvolvimento de nossos países”, postou Gleisi nas redes sociais.

A indicação de Dilma para continuar à frente do NDB nos próximos cinco anos já havia sido admitida no final do ano passado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, a quem caberia indicar um sucessor.

De acordo com as regras do banco, os países-membros fundadores dos BRICS, vão-se revezando no cargo para mandatos de cinco anos. São membros fundadores do bloco Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Dilma assumiu a chefia do banco em março de 2023, substituindo Marcos Troyjo, indicado pelo governo do anterior Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

A troca dos ocupantes do cargo foi feita após Luiz Inácio Lula da Silva assumir a Presidência do Brasil.

 

Other articles

Brazil

China Enfrenta Resistências nos BRICS Para Adoção do Yuan Como Moeda de Referência

Brazil

Grupo Brasileiro Suzano Emite ‘Panda Bonds’ na China de Até USD 209 milhões