O novo embaixador dos Estados Unidos para Portugal. John Arrigo, afirmou no Senado que os seus objectivos incluem diminuir a influência da China no país europeu.
“No âmbito do programa de cooperação internacional, defenderei a expansão dos nossos laços comerciais com Portugal e abordarei os desafios de segurança nacional colocados por rivais como a China. Uma vez que os Estados Unidos são o maior parceiro comercial de Portugal fora da UE, existe um potencial significativo para fazer crescer esta relação económica”, afirmou Arrigo numa audição do Senado esta semana.
“Trabalharei também em estreita colaboração com Portugal para dar resposta às preocupações sobre o investimento e a influência da China em sectores críticos para garantir a proteção dos nossos interesses económicos e de segurança nacional mútuos”, adiantou o nomeado, amigo pessoal do Presidente Donald Trump.
A nomeação presidencial está ainda sujeita a confirmação pelo Senado, que deverá acontecer nas próximas semanas.
Se for confirmado, “trabalharei também para equilibrar a nossa relação comercial, eliminando o nosso défice comercial de mais de 3,5 mil milhões de dólares com Portugal, procurando mais oportunidades de exportação para as empresas americanas, sublinhando o facto de a América estar aberta aos negócios”, referiu.