Empresas Chinesas Preparam Início da Construção no Brasil de Maior Ponte da América Latina

O consórcio formado pelas construtoras chinesas China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Communications Construction Company (CCCC) está a preparar o início da construção no estado brasileiro da Bahia daquela que será a maior ponte da América Latina.

A Ponte Salvador-Itaparica, com 12,4 quilómetros de extensão sobre o mar, começará a ser construída em junho de 2026, após a conclusão do projeto executivo e da plataforma provisória no ano anterior, num investimento total de 11 USD mil milhões, segundo anunciaram os promotores.

O projeto é comparável a referências globais: a ponte terá uma extensão próxima da da Vasco da Gama, em Portugal (12,3 km), e só ficará atrás de estruturas gigantes como a Ponte Incheon, na Coreia do Sul (21,3 km).

Além da ponte principal, haverá vias duplas em ambos os sentidos, com duas faixas de rodagem por sentido e uma terceira inicialmente utilizada como berma. A dimensão estrutural é tal que, sozinha, a ponte será capaz de alterar a dinâmica logística de toda a Bahia.

As intervenções vão reduzir em cerca de 250 km a distância entre Salvador e a ilha de Itaparica, diminuindo em mais de 40% o tempo de viagem.

Segundo a concessionária, serão diretamente beneficiadas 10 milhões de pessoas em 250 municípios. Estão previstas 7 mil vagas de emprego durante a obra, com prioridade para os trabalhadores locais.

Na fase de sondagem já foram contratadas mais de 17 empresas locais, responsáveis ​​por cerca de 300 postos de trabalho diretos e indiretos.

O processo preparatório do projeto de construção envolveu estudos de batimetria, geofísica, arqueologia, tráfego e impactos culturais, bem como o mapeamento das comunidades tradicionais e a investigação ambiental.

Em março de 2025, foi concluída a etapa de sondagem na Baía de Todos os Santos, com um investimento de USD 200 milhões.

 

 

Other articles

Brazil

Presidente Brasileiro Aborda Mercado de 680 milhões de Habitantes do Sudeste Asiático

Brazil

EDP Encaixa EUR 80 Milhões com Venda de Linha de Transmissão no Brasil