A emissão de dívida ‘verde’ (green bonds) de EUR 500 milhões pelo grupo EDP, que tem a China Three Gorges como maior accionista, regista uma procura seis vezes superior, de USD 2,9 mil milhões.
Segundo a Bloomberg, como consequência desta forte procura, o prémio a pagar aos investidores baixou, de 120 pontos-base iniciais – face ao “mid swap” do euro com este prazo, o que apontava para um pagamento de juros na ordem dos 3,6% – para entre os 85 e os 90 pontos-base, o que aponta para um prémio entre 3,25% e 3,30% para os investidores.
Os ‘green bonds’ são uma tipologia de obrigação na qual a empresa que capta o financiamento está obrigada a usar o dinheiro em projetos com fins ambientais positivos, como são casos os projetos de energias renováveis nos quais o grupo tem apostado.
Ainda segundo a mesma fonte, o reembolso aos investidores será feito em dezembro de 2031.
A nova emissão de dívida feita pelo grupo português é feita pouco tempo depois da mais recente emissão obrigacionista, m maio, na qual o grupo emitiu EUR 750 milhões em nova dívida ‘verde’ com juro de 4,625%. Nesta emissão em particular, o prazo era de 30 anos.