O grupo energético português EDP, cujo maior accionista é a China Three Gorges, anunciou que a sua subsidiária EDP Brasil vai vender a totalidade de uma linha de transmissão no Brasil por 510 milhões de reais (cerca de EUR 80 milhões).
Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP anunciou que a EDP Brasil “celebrou um contrato de compra e venda com o EDEN Fundo de investimento em Participações, fundo gerido pela Actis, para a venda da totalidade da linha de transmissão EDP Transmissão Litoral Sul (Lote Q)”.
A energética acrescenta que a contrapartida total corresponde a 510 milhões de reais, sendo que o negócio está ainda sujeito à verificação das condições regulatórias e habituais para este tipo de operações.
A linha em causa situa-se nos estados brasileiros de Santa Catarina e Rio Grande do Sul tem uma extensão de 135 quilómetros e uma receita anual permitida de 66 milhões de reais.
A empresa referiu que esta transação se insere na estratégia de rotação de ativos para a atividade de transmissão no Brasil, definida no Plano de Negócios da EDP e que a contrapartida total “representa um múltiplo de 1,6 vezes sobre o capital próprio investido líquido de dividendos recebidos”.