A EDP, cujo maior accionista é a China Three Gorges, injetou a primeira molécula de hidrogénio numa turbina a gás em ambiente industrial real, uma nova etapa para o desenvolvimento em grande escala de produção de hidrogénio.
O grupo português adiantou em comunicado que esta iniciativa foi realizada na central termoeléctrica de ciclo combinado do Ribatejo (região de Lisboa), e que o objectivo era “validar a aplicação prática da combinação de hidrogénio e gás natural em contexto de operação, algo até hoje pouco explorado no sector”.
A EDP precisou que o projecto piloto, que implica a utilização de um electrolisador para gerar moléculas de hidrogénio, estará operacional no início de 2026, e que os resultados servirão para a análise de futuras investigações do grupo neste sector.
O feito foi alcançado no âmbito do projeto europeu FLEXnCONFU, financiado por fundos europeus e desenvolvido por um consórcio internacional com empresas de 10 países europeus, como Espanha, Portugal, França, Itália e Alemanha.
Este projeto teve início em abril de 2020 e passou por várias fases de desenvolvimento que envolveram testes em laboratórios do Reino Unido e de Itália.