Diplomata Zheng Xuan Nomeada Embaixadora da China em Moçambique

A diplomata chinesa Zheng Xuan foi oficialmente nomeado embaixador em Moçambique, substituindo Wang Hejun, segundo um comunicado oficial.

O Presidente chinês, Xi Jinping, nomeou o novo embaixador de acordo com uma decisão do Comité Permanente do Congresso Nacional do Povo, o principal órgão legislativo da China.

A embaixadora (na foto, do lado direito) já se encontra em Maputo e no dia 12 realizou uma visita de cortesia ao ministro da Agricultura, Ambiente e Pescas Roberto Mito Albino.

“As duas partes avaliaram altamente as relações bilaterais e a cooperação agrícola sino-moçambicana, manifestando a disposição de intensificar a implementação da Cimeira de Pequim dos resultados do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC)”, refere nota da embaixada.

“Ambas as partes pretendem reforçar a cooperação nos domínios da agricultura, pescas e proteção ambiental, aprofundando continuamente a Parceria Estratégica de Cooperação Global China-Moçambique, adianta.

Antes, Zheng Xuan já havia mantido encontro no dia 11 com Maria de Fátima Simão Manso, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Comunidade Moçanbicana no Exterior.

“As duas partes elogiaram a parceria de cooperação estratégica global China-Moçambique e expressaram a sua vontade de aproveitar o 50.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países como uma oportunidade para continuar a aprofundar a confiança mútua política, expandir ativamente a cooperação pragmática no âmbito da iniciativa de “Cinturão e Rota” e do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), reforçar a coordenação e cooperação multilateral e promover as relações bilaterais a um novo patamar, de modo a continuar a escrever um novo capítulo da amizade tradicional entre a China e Moçambique”, refere nota da embaixada.

No dia 9 de julho, a nova embaixadora da China fez uma audiência de cortesia com Benvinda Levi, Primeira-Ministra de Moçambique, a quem expressou a vontade da China para “impulsionar a parceria de cooperação estratégica global China-Moçambique para alcançar um novo desenvolvimento e beneficiar os povos dos dois países”.

A primeira-ministra moçambicana, segundo nota da embaixada, expressou ”disponibilidade para continuar a expandir a cooperação pragmática em vários domínios com a parte chinesa, de modo a injetar um forte impulso no aprofundamento das relações bilaterais”.

Além da diplomata, foram também nomeados novos embaixadores no Ruanda, Gao Wenqi; no Togo, Wang Min; na República do Congo, An Qing; e chefe da Missão Chinesa e embaixador na União Africana, Jiang Feng.

.

Other articles

Mozambique

Maior Hospital de Moçambique Recebe Equipamento e Material Médico da China

Mozambique

Moçambique Abre Porta a Renegociar Dívida Bilateral com a China