Uma delegação de Macau visita Portugal esta semana para ligar empresas ‘startup’ de Macau com o ecossistema de inovação e tecnologia de Portugal.
Organizada pela Associação de Inovação e Empreendedorismo Macau-China PLP (AEIMCP), a delegação incluirá representantes da Direcção dos Serviços de Desenvolvimento Económico e Tecnológico de Macau (DSEDT), do Centro de Intercâmbio e Cooperação Científica e Tecnológica entre a China e os Países de Língua Portuguesa e da da Hengqin Macao Corporation, bem como de várias ‘startups’ sediadas em Macau.
O objectivo é proporcionar às startups uma visão do mercado português, facilitar oportunidades de networking e estabelecer parcerias estratégicas para impulsionar o crescimento internacional.
Decorrendo de 3 a 10 de maio, o programa contará com uma série de encontros empresariais em Lisboa com entidades de destaque como a Lispolis, a PwC e a AICEP Portugal Global, bem como uma visita à Unicorn Factory Lisboa – uma iniciativa que apoia startups de elevado crescimento na cidade.
A Unicorn Factory Lisboa, inaugurada em 2023, está a lançar promissoras startups de TI, orientadas para os países de língua portuguesa e para o mercado global.
A Splink, uma scaleup de tecnologia desportiva, está pronta para lançar operações no Brasil, sendo uma empresa de tecnologia pioneira dedicada a conectar os fãs de desportos com seus clubes favoritos por meio de experiências imersivas e colecionáveis físicos oficiais de times esportivos.
Para melhorar as ligações entre equipas e adeptos, a empresa oferece uma gama de coleccionáveis oficiais e interactivos que permitem aos adeptos mostrar o seu apoio e preservar memórias dos seus jogadores e clubes favoritos.
Exemplificando o carácter inovador das scaleups portuguesas apoiadas pela Unicorn Factory Lisboa está a empresa de tecnologia desportiva BHOUT, que foi recentemente mencionada na revista Time como uma das melhores inovações em 2023 por ter desenvolvido o primeiro saco de boxe alimentado por IA, que está equipado com sensores e vem com uma câmara de visão computacional 3D.
A Flutter Entertainment Plc, a empresa-mãe de outra empresa portuguesa de tecnologia desportiva, a Blip Portugal, foi cotada na NYSE como o principal operador mundial de apostas e jogos desportivos em linha, em janeiro de 2024.