As petrolíferas estatais chinesas CNOOC e SINOPEC vão participar no leilão de áreas para a exploração de petróleo nas bacias marítimas de Santos e Campos.
Segundo a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) brasileira, 15 empresas, entre as quais várias grandes multinacionais, inscreveram-se para participar no leilão marcado para 22 de outubro.
As empresas autorizadas incluem petrolíferas globais como a americana Chevron, a britânica Shell, a francesa TotalEnergies, a norueguesa Equinor e a portuguesa Petrogal, além das estatais Petrobras (Brasil), Ecopetrol (Colômbia), CNOOC e SINOPEC (China) e Qatar Energy (Catar).
Participarão também empresas privadas brasileiras como a 3R Petroleum, a Prio Forte e a Petronas.
O processo de concurso incluirá os direitos de exploração e aproveitamento de treze áreas nas bacias marítimas de Santos e Campos, no pré-sal, localizadas em águas muito profundas do Oceano Atlântico e conhecidas pelo seu elevado potencial de produção de petróleo e gás.
Neste modelo de leilão, as áreas licitadas são submetidas ao regime de partilha de produção, em que o Estado, enquanto parceiro, tem direito a uma parcela do petróleo extraído.
Este tipo de concurso concede ainda à empresa estatal brasileira Petrobras direitos preferenciais para operar as áreas em que tem interesse, mesmo que perca o concurso para outras empresas ou consórcios.
O concurso será ganho pelas empresas que oferecerem ao estado a maior percentagem de hidrocarbonetos extraídos. Os interessados devem definir as suas propostas até ao dia 6 de agosto, data limite para entrega das áreas de interesse e garantias de proposta.
Este é o segundo leilão de petróleo deste ano, depois do de junho último, no qual o Brasil licitou 34 áreas marítimas, 19 das quais junto à foz do Amazonas.