CNOOC e SINOPEC no Leilão Para 13 Áreas Petrolíferas nas Bacias Marítimas Brasileiras de Santos e Campos

As petrolíferas estatais chinesas CNOOC e SINOPEC vão participar no leilão de áreas para a exploração de petróleo nas bacias marítimas de Santos e Campos.

Segundo a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) brasileira, 15 empresas, entre as quais várias grandes multinacionais, inscreveram-se para participar no leilão marcado para 22 de outubro.

As empresas autorizadas incluem petrolíferas globais como a americana Chevron, a britânica Shell, a francesa TotalEnergies, a norueguesa Equinor e a portuguesa Petrogal, além das estatais Petrobras (Brasil), Ecopetrol (Colômbia), CNOOC e SINOPEC (China) e Qatar Energy (Catar).

Participarão também empresas privadas brasileiras como a 3R Petroleum, a Prio Forte e a Petronas.

O processo de concurso incluirá os direitos de exploração e aproveitamento de treze áreas nas bacias marítimas de Santos e Campos, no pré-sal, localizadas em águas muito profundas do Oceano Atlântico e conhecidas pelo seu elevado potencial de produção de petróleo e gás.

Neste modelo de leilão, as áreas licitadas são submetidas ao regime de partilha de produção, em que o Estado, enquanto parceiro, tem direito a uma parcela do petróleo extraído.

Este tipo de concurso concede ainda à empresa estatal brasileira Petrobras direitos preferenciais para operar as áreas em que tem interesse, mesmo que perca o concurso para outras empresas ou consórcios.

O concurso será ganho pelas empresas que oferecerem ao estado a maior percentagem de hidrocarbonetos extraídos. Os interessados devem definir as suas propostas até ao dia 6 de agosto, data limite para entrega das áreas de interesse e garantias de proposta.

Este é o segundo leilão de petróleo deste ano, depois do de junho último, no qual o Brasil licitou 34 áreas marítimas, 19 das quais junto à foz do Amazonas.

 

Other articles

Brazil

Presidente Brasileiro Aborda Mercado de 680 milhões de Habitantes do Sudeste Asiático

Brazil

EDP Encaixa EUR 80 Milhões com Venda de Linha de Transmissão no Brasil