A empresa portuguesa Power Invest, do Grupo Sotecnisol especializada em energias renováveis, aliou-se aos chineses da Trina Green Hydrogen para desenvolver vários projetos de produção de hidrogénio verde em Portugal destinado à União Europeia.
Segundo noticiou o Jornal de Negócios, o primeiro desses projectos será localizado em Castelo Branco e implica um investimento superior a EUR 25 milhões para instalar 10 megawatts (MW) de capacidade de eletrólise.
Está ainda previsto um parque solar de 25 MW para produzir 900 toneladas deste gás renovável, de acordo com a mesma fonte.
O objetivo é que este volume seja injetado no corredor europeu de hidrogénio verde H2Med, que ligará Portugal, Espanha, França e Alemanha.
A Trina Green Hydrogen é uma empresa focada na produção de hidrogénio verde, principalmente através da eletrólise utilizando energias renováveis.
Desenvolve e fabricam equipamentos para a produção de hidrogénio verde e faz parte do ecossistema mais vasto da Trina Solar.
As suas soluções visam integrar a geração de energia fotovoltaica (FV), o armazenamento de energia e a produção de hidrogénio para uma abordagem abrangente.