A fabricante automóvel chinesa Leapmotor vai comercializar em Portugal o seu modelo mais potente, o C10 AWD na versão com dois motores elétricos e o dobro da potência, a partir do último trimestre.
A Leapmotor, detida em parte pela Stellantis, apresentará um modelo com 430 kW (585 cv) de potência máxima combinada, graças à adição do segundo motor elétrico no eixo dianteiro.
A adição de um segundo motor garante ao Leapmotor C10 AWD tração às quatro rodas e acelerações de desportivo: dos 0 aos 100 km/h em quatro segundos.
O C10 inclui uma bateria LFP de 81,9 kWh, que permite carregamentos rápidos, mas a Leapmotor não especificou qual a potência máxima, apenas que é possível efetuar uma carga de 30% a 80% em 22 min.
A estreia oficial do modelo está marcada para o Salão Automóvel de Zurique, em outubro de 2025.
Os dois primeiros automóveis elétricos da Leapmotor chegaram recentemente ao mercado português, tornando este num dos primeiros países europeus a receber estes modelos.
A marca chinesa iniciou a sua ofensiva no mercado português com dois modelos 100% elétricos: o citadino T03 e o C10, um SUV de segmento D.
Desenvolvido a pensar na cidade, o Leapmotor T03 apresenta dimensões compactas e tem capacidade para transportar até quatro passageiros, destacando-se pelo espaço interior relativamente generoso face ao segmento.
O SUV C10 deverá chegar em meados de outubro – ambos com preços baixos.
O citadino T03 é o primeiro modelo da Leapmotor a ser produzido na Europa, pela Stellantis. Já está a ser construído na Polónia, em Tychy.
Brevemente, o C10 será igualmente produzido na Europa, mas por enquanto será importado da China.
Para além de Portugal, estes modelos vão chegar também primeiramente à Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Roménia, Espanha, Suíça, e Reino Unido.