Chinesa Huawei e Brasileira Vale Desenvolvem Projeto de ‘Minas Inteligentes’

 

O grupo tecnológico chinês Huawei anunciou que está a desenvolver com a mineradora brasileira Vale um projeto de “minas inteligentes” ligadas em redes 5,5G.

Segundo a empresa chinesa, a ideia é integrar veículos, rede e ‘cloud’ nas operações no México, Brasil e Chile. A Vale é citada como um potencial parceiro na iniciativa.

O projeto prevê testes em unidades de mineração para ampliar a automação e a conectividade no setor, revelou Shao Qi, diretor-geral da unidade de negócio de petróleo, gás e mineração da Huawei.

As declarações, ao ao jornal brasileiro Valor Econômico, foram feitas numa entrevista a jornalistas latino-americanos na mina de carvão de Yimin, na região autónoma da Mongólia Interior, na China.

Numa nota divulgada no Brasil, a Vale declarou que “mantém conversações com vários fornecedores de tecnologia, entre os quais a Huawei, para explorar parcerias de digitalização das suas operações”.

“O objetivo é reforçar continuamente a segurança e aumentar a produtividade das operações através da implementação de tecnologias digitais”, adiantou.

O conceito de minas inteligentes implica a aplicação de tecnologias digitais e de automação para tornar a exploração de minerais mais eficiente, sustentável e segura.

As redes 5G avançadas têm como objetivo proporcionar uma maior velocidade na transmissão de dados, reduzindo o tempo de resposta, o que é fundamental para o comando de veículos autónomos.

As operadoras Claro, a Tim e a Vivo fazem testes de 5,5G desde 2024, mas ainda não há previsão para a entrada em operação comercial no país.

 

Other articles

Brazil

Brasil Aposta em Projectos Tecnológicos dos BRICS para Diminuir Dependência em Relação aos EUA

Brazil

Grupo chinês DiDi Investe USD 189 Milhões na Expansão de Plataforma de Entregas no Brasil