China e União Europeia Suspendem Compra de Frango Brasileiro

A China e a União Europeia suspenderam a compra de carne de frango brasileira após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária numa exploração comercial no país sul-americano, segundo o ministro brasileiro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Nos próximos 60 dias, a China não comprará carne de frango brasileira, disse o ministro (na foto) em entrevista à TV Centro América.

Mais tarde, Fávaro afirmou à Globo News que a UE tinha tomado a mesma decisão, sem no entanto, dizer por quanto tempo.

“Estamos a fazer a destruição de todo o material, ovos produzidos, animais que já foi feita toda a inviabilização destes animais, para que possamos bloquear o caso, e mais rápido do que o esperado pelo protocolo sanitário de 60 dias, antes disso já queremos ter restabelecido a normalidade com todo o mundo”, declarou Fávaro em entrevista à CNN.

As declarações surgem depois de o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ter confirmado a deteção do vírus da gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP), causador da gripe aviária, no município de Montenegro, estado do Rio Grande do Sul.

Segundo o ministro, outros países, como o Reino Unido, a Argentina, o Japão, os Emirados Árabes e a Arábia Saudita, vão restringir a compra de carne de frango brasileira apenas ao Rio Grande do Sul.

O processo deve durar entre 28 e 60 dias e “com eficiência, com transparência”, o Brasil deve voltar à normalidade em todo o país, disse Fávaro.

O Mapa salientou que a doença não se transmite pelo consumo de carne de aves nem de ovos: “a população brasileira e mundial pode manter-se tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”.

Segundo o Ministério, as medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas e visam não somente combater a doença, mas também manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e, assim, a segurança alimentar da população.

O ministério está também a realizar a comunicação oficial às entidades das cadeias produtivas envolvidas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Ambiente, bem como aos parceiros comerciais do Brasil.

Other articles

Brazil

China Enfrenta Resistências nos BRICS Para Adoção do Yuan Como Moeda de Referência

Brazil

Grupo Brasileiro Suzano Emite ‘Panda Bonds’ na China de Até USD 209 milhões