A sede da produtora vinícola Quinta da Marmeleira, em Lisboa, recebeu na sexta-feira um Festival Cultural Sino-Português, onde o embaixador chinês em Lisboa salientou os 500 anos de relações entre os dois povos e o papel das trocas culturais no desenvolvimento conjunto.
Os jardins do edifício sede da vinícola encheram-se na sexta-feira das fragrâncias da culinária da província de Guangdong e Macau, mas também de trajes tradicionais chineses e provas dos vinhos da Marmeleira e outros requintados produtos, numa feira inédita na capital portuguesa.
O embaixador chinês, Zhao Bentang (na foto abaixo), destacou que Portugal foi um dos primeiros países europeus a estabelecer contactos om a China. mantendo laços históricos de mais de 500 anos, o que “dotou ambos os lados de uma base sólida para desenvolvimento contínuo de intercâmbios culturais”.
“As civilizações portuguesa e chinesa valorizam-se, aprendem e coexistem harmoniosamente”, destacou o diplomata. Esta relação “beneficia os povos de ambos os lados”, que também “contribuem para a paz e desenvolvimento mundial”.
Zhao Bentang destacou em particular a importância da região da Grande Baía, referindo a província de Cantão e também Zhuhai e Macau, como pólos de cultura e criatividade, nomeadamente na gastronomia.
Enquanto a província de Cantão tem cultura uma culinária de mais de 2.000 anos famosa dentro do país e no exterior, Macau tem uma “localização geográfica única” e um “contexto histórico” que fizeram a região especial chinesa “uma cidade criativa e capital da comida”, sublinhou o diplomata.
O embaixador chinês sublinhou ainda que o Presidente Xi Jinping apresentou este ano a Iniciativa da Cultura Global, e que também em 2025 assinalam-se o 50º aniversário das relações China-União Europeia e o 20º aniversário da parceria estratégica China-Portugal.
Além da anfitriã, Lao Chaopeng, o evento contou com a participação de representantes da Delegação Económica e Comercial de Macau em Lisboa e de Bernardo Mendia, Secretário-Geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa (CCILC), além de membros da comunidade diplomática e empresarial dos dois países.
Os convidados puderam apreciar diversos produtos de alta qualidade dos dois países, com demonstrações de culinária, degustações e provas de vinhos.
Na ocasião, foi também apresentado o projecto da Plataforma de Conteúdos de Media Sino-Portugueses da Região da Grande Baía.