Os governos da China e da Guiné Equatorial avaliam positivamente o desenvolvimento da cooperação bilateral e pretendem aprofundar a parceria estratégica abrangente entre ambos.
Celebrando o 55º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas bilaterais, o membro do Bureau Político do Comité Central do Partido Comunista da China (PCC) e ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné Equatorial, Simeón Oyono Esono Angue, trocaram esta semana mensagens de felicitações.
Wang Yi salientou que a amizade tradicional entre os dois países é profunda e duradoura. Ao longo destes 55 anos, independentemente das mudanças no panorama internacional, a China e a Guiné Equatorial têm mantido uma relação de confiança mútua e de apoio recíproco.
O ministro salientou que a confiança política bilateral tem vindo a fortalecer-se continuamente e que a cooperação em diversos setores tem gerado resultados significativos.
O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou, ainda, estar disposto a trabalhar em conjunto com o seu homólogo equatoriano-guineense para intensificar os intercâmbios entre os ministérios dos Negócios Estrangeiros, além de implementar o consenso alcançado pelos chefes de Estado e os resultados da Cimeira do Fórum de Cooperação China-África, impulsionando o contínuo avanço da parceria estratégica abrangente no âmbito bilateral.
Por seu lado, o ministro equatoriano-guineense afirmou que o seu país valoriza a parceria estratégica abrangente estabelecida com a China.
Destacou o compromisso nacional de aprofundar a cooperação bilateral e multilateral com base na confiança e no respeito mútuos e manifestou o desejo de continuar a trabalhar em estreita colaboração com Wang Yi para expandir a cooperação, defender os interesses comuns e promover o desenvolvimento conjunto.