A China destacou a “confiança política mútua” e resultados “frutíferos” da cooperação com Cabo Verde em múltiplos domínios, numa parceria que ambos os governos consideram estratégica.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês felicitou o arquipélago pelo 50º aniversário da independência, que se assinala sábado, e afirmou que o país africano “alcançou importantes progressos no seu desenvolvimento nacional”, desejando que continue a “avançar firmemente no caminho da revitalização”.
“A China está disposta a trabalhar com Cabo Verde para aprofundar a cooperação pragmática e aplicar os consensos alcançados no âmbito da Cimeira de Pequim do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC)”, indicou o ministério.
Nas últimas décadas, a China consolidou a sua presença em Cabo Verde através de investimentos em obras públicas, cooperação técnica e atribuição de bolsas de estudo. Entre os projetos financiados por Pequim contam-se o Estádio Nacional e a nova sede da Assembleia Nacional.
Cabo Verde beneficiou de múltiplos perdões de dívida por parte da China – nomeadamente cerca de 1,18 milhões de euros em 2007 e mais 1,39 milhões de euros em 2016 – e recebeu apoio técnico nas áreas da agricultura, pescas e saúde, incluindo envio de equipas médicas e projetos nos portos de pesca.
Através do FOCAC, Cabo Verde tem também procurado reforçar o acesso a financiamento e apoio técnico externo, com vista ao cumprimento dos objetivos traçados no seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável.