China Alarga Proibição de Importação de Carne de Frango a Todo o Brasil

A China proibiu todas as importações de carne de frango e produtos relacionados do Brasil devido ao caso de gripe aviária, duas semanas depois de suspender compras a dezenas de explorações avícolas do país sul-americano.

Todas as importações diretas e indiretas de carne de frango brasileira estão proibidas e serão devolvidas ou destruídas se trazidas ou enviadas para o país, informou a Administração Geral das Alfândegas da China num aviso no seu site datado de 29 de maio.

A Administração Geral das Alfândegas da China informou ainda que todos os resíduos animais e vegetais dos navios que chegam do Brasil devem ser tratados sob supervisão aduaneira e não eliminados sem autorização.

O governo brasileiro já considerava o embargo total da China desde o início da crise, de acordo com as regras dos protocolos sanitários entre os países, mas solicitou que o país restringisse o embargo aos produtos avícolas apenas da cidade onde ocorreu o caso.

O anúncio sinaliza que Pequim ignorou o pedido de uma proibição limitada.

Depois da China, o Japão, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos são os principais destinos das exportações de frango do Brasil e impuseram proibições apenas a nível estadual.

A União Europeia e a Coreia do Sul também proibiram o frango brasileiro.

O Brasil exportou cerca de USD 10 mil milhões em carne de frango em 2024, representando cerca de 35% do comércio global, tornando uma proibição nacional dolorosa não só para os produtores brasileiros, mas também para os grandes importadores.

Os produtores brasileiros têm contado com a aproximação entre o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente chinês Xi Jinping para aliviar a proibição do comércio de aves.

A Administração Geral das Alfândegas da China suspendeu há duas semanas a qualificação de 51 produtores brasileiros que exportavam para o país asiático carne de aves e produtos avícolas.

A medida é consequência do caso de gripe aviária detetado no Brasil no final da semana passada, que levou a China e a União Europeia a suspenderem a compra de carne de frango brasileira.

A atualização do estado dos exportadores oficializa o embargo temporário, até 60 dias, para o comércio de produtos avícolas do Brasil no mercado chinês.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) brasileiro confirmou a deteção do vírus da gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP), causador da gripe aviária, no município de Montenegro, estado do Rio Grande do Sul.

O ministro brasileiro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse em entrevista à TV Centro América que o processo deve durar entre 28 e 60 dias e “com eficiência, com transparência”, o Brasil deve voltar à normalidade em todo o país, disse Fávaro.

Other articles

Brazil

China Enfrenta Resistências nos BRICS Para Adoção do Yuan Como Moeda de Referência

Brazil

Grupo Brasileiro Suzano Emite ‘Panda Bonds’ na China de Até USD 209 milhões