Brasil Reforça Promoção de Carne e Café Fora de Maiores Cidades Chinesas

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou um conjunto de acções de promoção da carne e café do país sul-americano na China focada fora dos maiores centros urbanos, como Pequim e Xangai.

Em comunicado, a ApexBrasil adianta que desde a semana passada, à margem da visita a Pequim do Presidente brasileiro Lula da Silva, realizou uma série de inciativas de promoção comercial no país asiático, começando com o Seminário Empresarial China-Brasil, que reuniu mais de 700 empresários de ambos os países, e resultou em anúncio de R$ 27 bilhões em investimentos chineses no Brasil em setores como indústria automóvel, energia renovável, tecnologia, mineração, saúde, logística e alimentos.

A Agência realizou ainda o seminário Diálogos Brasil-China para Segurança Alimentar, reunindo entidades setoriais do agro dos dois países e assinou mais uma parceria com a Luckin Coffee, que agora terá 34 novas lojas temáticas do Brasil na China.

A missão encerra com a participação do Brasil na Sial China, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo, que acontece entre 19 e 21 de maio, em Xangai.

A delegação brasileira será composta por empresas expositoras e contará com um pavilhão nacional organizado pela ApexBrasil.

Na semana passada, foi ainda inaugurado o novo escritório da carne brasileira na China, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

“Localizado no Prosper Center, no distrito de Chaoyang – centro diplomático e comercial de Pequim –, o novo espaço funcionará como um hub institucional e operacional para as ações das entidades brasileiras em toda a Ásia, fortalecendo o relacionamento com parceiros locais e ampliando a presença do Brasil nos principais mercados do continente”, afirma a ApexBrasil.

A ApexBrasil e ABIEC realizaram ainda a primeira etapa do projeto “The Beef and Road: Bridging the Brazil-China Beef Routes”, na cidade de Nanjing, marcando o início de uma nova fase nas ações promocionais do setor, que visa a interiorização das iniciativas comerciais com foco em cidades fora dos grandes centros como Pequim e Xangai.

Trata-se, segundo a agência, de “mais um passo estratégico para consolidar a presença da carne bovina brasileira no mercado chinês”.

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil que participou de diversas ações que compõem missão à China, destacou em Nanjing a importância do contato direto entre compradores chineses e empresas brasileiras.

“Aqui, por exemplo, temos mais de 30 compradores chineses e mais de 25 empresas brasileiras oferecendo proteína animal, no caso a carne bovina, de ótima qualidade. Os chineses estão conhecendo com mais detalhes o sabor dos produtos brasileiros. Estamos eliminando os intermediários (…). Promovemos um encontro direto entre quem compra e quem vende. E mais: as pessoas não precisam percorrer cidade por cidade. Esse trabalho da Apex, em parceria com a Abiec, evita tudo isso. Reúne compradores e vendedores no mesmo espaço, e os negócios acontecem”, ressaltou.

A China é o principal destino da carne bovina do Brasil. As exportações para o país representam 62% do total embarcado pelo setor, segundo dados da ABIEC. Com o avanço do projeto “The Beef and Road”, a expectativa é ampliar esse alcance, diversificando os canais de distribuição e consolidando a imagem da carne brasileira.

Laudemir Müller, gerente de Agronegócios da ApexBrasil, referiu que a agência aposta numa “nova estratégia de posicionamento da carne brasileira na China”.

“Queremos que o consumidor chinês conheça e saiba que a carne que está consumindo é do Brasil. Por isso, estamos com essa nova parceria com o setor, com um escritório específico da carne brasileira na China, em Pequim – que inauguramos ontem -, realizando rodadas de negócios e ações na gastronomia. (…)  É uma estratégia integrada para levar a carne brasileira ainda mais para o interior do país”, adiantou.

Outras ações do projeto realizaram-se em Hangzhou, capital da província chinesa de Zhejiang.

A ApexBrasil é parceira da ABIEC na realização do projeto Brazilian Beef, uma iniciativa estratégica que, desde 2001, já investiu mais de R$ 60 milhões na promoção comercial da carne bovina brasileira no exterior.

 

Other articles

Brazil

BRICS Comprometem-se com Defesa do Multilateralismo e Livre Comércio

Brazil

Importações de Soja do Brasil pela China Caem 42,5% Até Abril