Brasil Propõe Aumentar Cooperação Entre Agências Espaciais dos Países BRICS

O Brasil propôs aumentar a cooperação entre as agências espaciais dos países do fórum BRICS, durante uma reunião celebrada em Brasília entre os responsáveis ​​destes organismos.

ntre as propostas, figura a troca de dados de satélites, a formação conjunta de profissionais e o trabalho conjunto, segundo disse aos jornalistas o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon.

O titular da AEB disse que o Brasil propôs a criação de um conselho espacial permanente para coordenar conjuntos de projectos dos BRICS, mas alguns membros do fórum mostraram reticências a esta ideia e pediram que se fizessem “novos estudos”.

Chamon registou que os BRICS acordaram em 2021 o intercâmbio de imagens de satélites e nesta reunião discutiram alargar esta iniciativa aos novos membros do fórum.

Outro dos temas da reunião foi uma proposta para a regulamentação do tráfego espacial, seguindo os moldes do tráfego aéreo, uma iniciativa que pretende “garantir uma utilização equitativa do espaço”.

As propostas, segundo Chamon, foram “bem recebidas” e vão continuar em discussão em futuras reuniões do fórum.

O fórum BRICS foi fundado pelo Brasil, China, Rússia, Índia, África do Sul; e desde o ano passado incorporou a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Egito, a Etiópia, o Irão e a Indonésia.

A reunião de Brasília foi celebrada de forma paralela à reunião dos chefes de diplomacia dos BRICS, que decorreu esta semana no Rio de Janeiro.

 

Other articles

Brazil

China Enfrenta Resistências nos BRICS Para Adoção do Yuan Como Moeda de Referência

Brazil

Grupo Brasileiro Suzano Emite ‘Panda Bonds’ na China de Até USD 209 milhões