Brasil Com Oportunidade Para Aumentar Exportações para China Devido a Guerra Comercial dos EUA

 

A reação chinesa a medidas protecionistas dos Estados Unidos, taxando frango, carne e soja norte-americanas, poderão abrir oportunidades de exportação para o Brasil, pois Pequim terá de procurar estes produtos noutros mercados, segundo especialistas.

André Galhardo, da consultora Análise Económica, disse ao jornal O Globo que, de um modo geral, o Brasil “tem capacidade de resposta” a um eventual aumento da procura por parte da China, sobretudo se baixar o preço de  fertilizantes, o que “contribuiria para aumentar ainda mais a oferta no Brasil a médio e longo prazo”.

O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, considera, no entanto, que este ganho tende a ser passageiro: “as medidas comerciais são constantemente revistas e, dada a importância económica dos Estados Unidos e da China, é provável que ocorram ajustes”.

Segundo interlocutores do Ministério dos Negócios Estrangeiros contactados pelo jornal brasileiro, é necessário mais tempo para avaliar a movimentação das peças no comércio global.

 

Other articles

Brazil

Ex-Presidente Brasileira Dilma Rousseff à Frente do Banco BRICS Mais 5 Anos

Brazil

EDP Vende 2 Hidroelétricas no Brasil por EUR 190 Milhões