Brasil Com Oportunidade Para Aumentar Exportações para China Devido a Guerra Comercial dos EUA

 

A reação chinesa a medidas protecionistas dos Estados Unidos, taxando frango, carne e soja norte-americanas, poderão abrir oportunidades de exportação para o Brasil, pois Pequim terá de procurar estes produtos noutros mercados, segundo especialistas.

André Galhardo, da consultora Análise Económica, disse ao jornal O Globo que, de um modo geral, o Brasil “tem capacidade de resposta” a um eventual aumento da procura por parte da China, sobretudo se baixar o preço de  fertilizantes, o que “contribuiria para aumentar ainda mais a oferta no Brasil a médio e longo prazo”.

O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, considera, no entanto, que este ganho tende a ser passageiro: “as medidas comerciais são constantemente revistas e, dada a importância económica dos Estados Unidos e da China, é provável que ocorram ajustes”.

Segundo interlocutores do Ministério dos Negócios Estrangeiros contactados pelo jornal brasileiro, é necessário mais tempo para avaliar a movimentação das peças no comércio global.

 

Other articles

Brazil

China Enfrenta Resistências nos BRICS Para Adoção do Yuan Como Moeda de Referência

Brazil

Grupo Brasileiro Suzano Emite ‘Panda Bonds’ na China de Até USD 209 milhões