O governo brasileiro abriu uma investigação sobre possíveis práticas de ‘dumping’ nas exportações de aço da China, Índia e Indonésia.
O Ministério da Indústria e Comércio brasileiro refere numa nota divulgada no Diário Oficial que existem “elementos suficientes que indicam a prática de dumping nas exportações da China para o Brasil”, o que pode estar a causar danos aos produtores nacionais.
Com base nestes indícios, o gabinete, chefiado pelo vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin, ordenou o início de uma investigação que vai ser alargada às exportações da Índia e da Indonésia.
As autoridades brasileiras estão a visar os “produtos planos de aço inoxidável laminados a quente, apresentados sob a forma de bobinas ou chapas, com uma espessura igual ou superior a 2 mm e igual ou inferior a 50,8 mm”.
O anúncio surge após repetidas queixas do setor siderúrgico brasileiro, que além de alertar para os produtos chineses, também tem sido atingido pelas tarifas impostas pelos EUA às importações de aço e alumínio.